quarta-feira, 8 de julho de 2020

2 F e 2 C1 -semana de 06/07 A 10/07 - Biologia

2 F e 2 C1-semana de 06/07 A 10/07 - Biologia
Habilidae:Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos e sobre herança, aplicando as ideias de Mendel.
Conteúdo:Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética. 
Mecanismos de variabilidade genética:
• Cruzamento teste 
Atividade postada no blog professoraabud.blogspot.com
Enviar os exercícios respondidos até 17/07/20


Cruzamento-teste e retrocruzamento

Cruzamento-teste: quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto (V ? ), realizamos um cruzamento dele com um indivíduo recessivo e a resposta estará nos descendentes. Se nascerem descendentes recessivos também, indica que o progenitor é heterozigoto. Se todos os filhos tiverem o fenótipo dominante, indica que o progenitor genótipo desconhecido era homozigoto:




Como na geração F1 nasceram filhos verdes, isso indica que o amarelo testado era heterozigoto Vv, pois quando cruzamos um heterozigoto com um recessivo, 50% da prole é dominante (heterozigota) e 50% é recessiva.

Como toda a geração F1 é amarela, logo, o progenitor amarelo é homozigoto dominante. Quando cruzamos dois indivíduos homozigotos (puros), sendo um dominante e um recessivo, 100% da prole é heterozigota (híbrida).

Retrocruzamento: é um processo muito parecido com o cruzamento teste, pois utiliza a mesma técnica, porém o indivíduo recessivo utilizado no teste é de algum ancestral do indivíduo com genótipo dominante desconhecido.

Genes Letais
Existem genes que provocam a morte do indivíduo até mesmo antes de nascer, ou quando nascem, logo morrem. Este fato foi descoberto em 1905 pelo geneticista francês Lucien Claude Cuénot. Ele cruzou camundongos heterozigotos para a cor amarela e verificou que a descendência não obedecia à Lei de Mendel, pois 75% dos indivíduos deveriam ser amarelos (KK, Kk e Kk, respectivamente) e 25% aguti (kk). Porém ele obteve 2 camundongos amarelos para 1 aguti, ao invés de 3 amarelos para 1 aguti. Então ele concluiu que o gene K (dominante), em homozigoze causava a morte de camundongos.










Exercícios
1. (FGV-SP) Nas moscas-das-frutas (Drosophyla melanogaster), cromossomicamente os machos são XY e as fêmeas são XX. Duas moscas-das-frutas de aspecto normal foram cruzadas e produziram uma prole na qual havia 202 fêmeas e 98 machos. Considerando que o esperado seria uma proporção de 50% de machos e 50% de fêmeas, a mais provável explicação para esse resultado incomum é admitir que, no casal de moscas:
a) O macho é heterozigoto, portador de um alelo recessivo letal ligado ao sexo.
b) O macho é hemizigoto e a fêmea é heterozigota, ambos para um alelo recessivo ligado ao sexo.
c) O macho é hemizigoto para um alelo de herança restrita ao sexo.
d) A fêmea é homozigota para um alelo de herança restrita ao sexo.
e) A fêmea é heterozigota, portadora de um alelo recessivo letal ligado ao sexo.
2. Os alelos letais são genes capazes de causar a morte dos organismos portadores. Esses alelos foram descobertos por Cuenot após a análise de cruzamentos realizados em camundongos amarelos e cinza. Sobre esse experimento, marque a alternativa incorreta.
a) O pesquisador obteve uma proporção diferente daquela esperada segundo as leis de Mendel.
b) No experimento, Cuenot obteve camundongos das duas pelagens.
c) Cuenot concluiu, com a proporção observada, que organismos homozigotos para a pelagem amarela morriam.
d) A proporção obtida por Cuenot foi de 3:1.

3. A doença de Huntington leva o portador à morte por meio da progressiva degeneração dos nervos. Essa doença é determinada pela presença de apenas um alelo letal, por isso, ele é considerado:
a) recessivo.
b) dominante.
c) semiletal.
d) subletal.
e) homozigoto.
4.(UFG) No homem, a acondroplasia é uma anomalia genética, autossômica dominante, caracterizada por um tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais, mas os braços e as pernas são curtos. A letalidade dessa anomalia é causada por um gene dominante em dose dupla. Dessa forma, na descendência de um casal acondroplásico, a proporção fenotípica esperada em F1 é:
a) 100% anões.
b) 100% normais.
c) 33,3% anões e 66,7% normais.
d) 46,7% anões e 53,3% normais.
e) 66,7% anões e 33,3% normais.

5. Imagine que uma pessoa normal para a produção de melanina e heterozigota (Aa) casou-se com um homem albino (aa). Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser albino?
a) 0%
b) 25%
c) 50 %
d) 75%
e) 100%

Nenhum comentário:

Postar um comentário