quarta-feira, 22 de julho de 2020

3C1 e 3C2 -20/07 A 24/07- biologia

3C1 e 3C2 -20/07 A 24/07- biologia


Identificar características comuns aos animais vertebrados.
Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos:
Biologia dos animais:
•  Padrões de reprodução, dos vertebrados

•  Padrões de crescimento e desenvolvimento dos vertebrados
Veja o vídeo, leia o texto,  faça as atividades em seu caderno e envie no email professora.abud@gmail.com até 1 semana após a postagem


Vertebrados (Vertebrata) estão inclusos no filo dos cordados. São animais com esqueleto de sustentação que pode ser tanto ósseo quanto cartilaginoso (tubarões e raias). A coluna vertebral se forma ao redor da notocorda e do tubo nervoso durante o processo de desenvolvimento do embrião. O crânio, estrutura óssea que protege o encéfalo, é exclusivo dos vertebrados e se desenvolveu para proteger a cabeça, que comporta os órgãos sensoriais muito importantes.
Esqueleto Humano 1.70cm Altura com Rodas - COSIM MEDICAL COMERCIO ...

Características

São quatro os folhetos embrionários (tetrablásticos) que se formam na fase embrionária dos vertebrados. Ectoderme é a camada mais externa; endoderme a camada mais interna e mesoderme, camada entre ectoderme e endoderme. Além desses, um tecido embrionário independente surge nos vertebrados, a crista neural, responsável pela formação de estruturas, principalmente, cefálicas. A camada externa é responsável pelo revestimento das estruturas corporais, a mais interna reveste o sistema digestivo e respiratório, a mesoderme forma músculos, esqueletos, sistema circulatório e reprodutor. Ainda, são todos animais bilaterais, ou seja, tem duas metades simétricas, deuterostômios (o ânus é formado primeiro), apresentam fendas faríngeas (aberturas na região da garganta para filtrar alimentos) em algum momento da vida.

Sistema digestivo

O sistema digestivo dos vertebrados é completo com boca, estômago, intestino e ânus. A digestão é feita mecanicamente pelos dentes e movimentos do trato digestivo e quimicamente por enzimas liberadas no estômago.

Sistema respiratório

Este sistema é bem variado dentre os vertebrados indo desde respiração cutânea nos anfíbios, por brânquias em peixes e larvas aquática e pulmonar nos vertebrados terrestres.

Sistema circulatório

O sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue não sai dos vasos, podendo ter ou não mistura de sangue nas câmaras do coração (átrio e ventrículo). As artérias saem do coração levando sangue oxigenado para os órgãos. Dentro deles, as artérias se comunicam com as veias pelos capilares e as veias transportam o sangue rico em gás carbônico para o órgão respiratório para receber oxigênio novamente e de lá vai para o coração.

Sistema excretor

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração dos líquidos corporais e eliminar os excretas que são, geralmente, nitrogenados. Em peixes e anfíbios as brânquias e a pele auxiliam na excreção feita pelos rins.

Sistema reprodutor

A fecundação é, na maioria, interna em animais mais terrestres e, na maioria, externa em animais que vivem associados com o meio aquático. Os órgãos produtores de gametas (as gônadas) são pares e ficam dentro do corpo, estando fora somente em mamíferos.

Sistema nervoso

O encéfalo dos vertebrados é o mais desenvolvido dentre os cordados sendo dividido em prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O primeiro é o de maior atividade, pois nele encontra-se o córtex cerebral. Há dois sistemas nervosos nos vertebrados, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e coluna vertebral. O SNC é responsável pela liberação de hormônios e estímulos nervosos para a área periférica do corpo. Os estímulos são levados por nervos que passam por dentro da coluna vertebral. Por ser um sistema de grande importância, o SNC tem a sua volta uma barreira quase líquida chamada hematocefálica, que protege contra entrada de toxinas e microrganismos. O SNP é formado pelos nervosgânglios nervosos e órgãos receptores (órgãos sensoriais).

Sistema muscular

Os músculos são os responsáveis pela sustentação do esqueleto. Existem dois tipos de músculos no corpo: o liso e o estriado. O liso reveste órgãos ocos (estômago, veias, útero), tem contração lenta e geralmente involuntárias. Existem tanto o músculo estriado esquelético quando o cardíaco. O estriado esquelético faz contrações voluntárias e rápidas e está grudado ao esqueleto e o estriado cardíaco reveste o coração e faz contrações involuntárias.
Exercício
1)     Marque as afirmativas abaixo com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
(  ) Anfíbios, répteis, aves e mamíferos são considerados tetrápodes.
(  ) Todos os representantes do Subfilo Vertebrata possuem vértebras.
(  ) Condrictes são animais aquáticos, dotados de esqueleto cartilaginoso.
(  ) Agnatos possuem boca circular e ausência de mandíbula.
(  ) A Classe Amphibia é representada somente pelos sapos, rãs e pererecas.
2)     I. O esqueleto axial é responsável pelo suporte do corpo dos vertebrados, além de responder pela proteção dos órgãos devido à presença da caixa craniana, da coluna vertebral e da caixa torácica.
II. Artrópodes possuem exoesqueleto composto por uma substância semelhante à celulose, denominada quitina.
III. Moluscos possuem esqueleto interno muito importante para a locomoção no ambiente marinho.
IV. Esqueletos são estruturas de sustentação exclusivas dos vertebrados, portanto, insetos, aracnídeos e esponjas não os possuem.
É correto o que se afirma em:
a) II, III e IV, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
3)     Todos os organismos listados a seguir são exemplos de animais vertebrados, exceto:
a) Macaco.
b) Homem.
c) Sapo.
d) Tartaruga.
e) Polvo.

4)     É a característica que mostra uma adaptação dos anfíbios à vida terrestre:

a)Fecundação externa.
b)Pele com grande quantidade de glândulas mucosas.
c)Ovos com envoltório gelatinoso.
d)Quatro apêndices locomotores.
Pele úmida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário