Habilidade: Reconhecer
as principais características do desenvolvimento das angiospermas
ConteúdooDiversidade da vida e especificidades dos seres vivos:
Biologia das plantas: Angiospermas
• .Importância ambiental, econômica, medicinal, etc
Biologia das plantas: Angiospermas
• .Importância ambiental, econômica, medicinal, etc
As angiospermas são as que mais participam da cadeia trófica terrestre em termos de biomassa e abundância, sendo um recurso alimentar de grande importância para muitos animais, inclusive para os seres humanos.
Os consumidores primários das angiospermas são os herbívoros, mas onívoros também as consomem. Quando os carnívoros se alimentam dos herbívoros, eles são chamados de consumidores secundários e estão, indiretamente, alimentando-se da energia das plantas.
Exemplos de espécies utilizadas para a agricultura são feijões, mandioca, arroz, milho, laranja e muitos outros.
Outra grande importância ecológica e econômica deste grupo é a polinização. O pólen e o néctar destas plantas são fonte de alimento para vários animais, como as abelhas que irão fecundar outras plantas quando pousarem nestas.
Além disso, este grupo também :
- Apresentam inúmeras aplicações industriais: indústria de açúcar e álcool (cana); fabricação de bebidas (uva, cevada, laranja, abacaxi, etc.); indústria madeireira (ipê, peroba, imbuia, cerejeira, jacarandá, etc.); indústria têxtil (linho, algodão, cânhamo ,juta, etc.) e outras.
- São utilizadas na fabricação de produtos farmacológicos, fornecendo, por exemplo, substancias terapêuticas (exemplos: menta, camomila, dente-de-leão, erva-cidreira),alcaloides (como a morfina, extraída da papoula e utilizada como um forte anestésico) e estimulantes (exemplos: guaraná, ginseng, noz-de-cola)
- Folhagens (como dracena ,comigo-ninguém-pode, tinhorão) e principalmente flores (rosas, lírios, orquídeas, cravos, margaridas, etc.) são largamente empregadas na ornamentação dos mais variados ambientes.
- Pesquise sobre a extinção das abelhas e as plantas. Qual a relação com a sobrevivência da nossa espécie e de outros animais?
- Envie a pesquisa para o email professora.abud@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário