quinta-feira, 9 de julho de 2020

3C1 e 3C2 - 06/07 A 10/07- biologia

3C1 e 3C2 - 06/07 A 10/07- biologia
Habilidade: Identificar e reconhecer as características gerais e os padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes filos do reino animal.
Conteúdo: Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos:
Biologia dos animais:
•  Padrões de reprodução, dos filos dos reino animal. 



Atividade postada no blog professoraabud.blogspot.com e no Discord.
Enviar os exercícios respondidos até 17/07/20

Características gerais do reino animal.

De forma resumida, podemos dizer que os representantes do Reino Animal são eucariontes, pluricelulares, heterótrofos aeróbios. Isso é o mesmo que dizer que possuem várias células com seu DNA protegida pelo núcleo, precisam procurar alimentos e necessitam de oxigênio para realizar suas atividades.
Um erro muito comum na caracterização  do reino dos animais, é fazer uma oposição ao Reino Plantae, em que, se os vegetais não se locomovem por conta própria os animais se locomovem. Esse é um erro, pois há animais que são sésseis, ou seja, não se locomovem, como é o caso dos poríferos.
  • Animais são Eucariontes –>  no interior das células há um núcleo que tem como uma das funções a proteção do DNA.
  • São Pluricelulares –> ou seja, são organismo formados por várias células.
  • São Heterótrofos: isso significa dizer que os seres do reino animal necessitam ingerir outros seres vivos, justamente porque são incapazes de produzir seu próprio alimento.
  • Animais são Aeróbicos –> isso quer dizer que utilizam oxigênio retirado ou da água ou do ar. Fazem isso pra realizar a respiração celular.
  • Reprodução Sexuada –> é aquela em que existe o encontro do gameta feminino com o gameta masculino. Nos animais o gameta masculino se chama espermatozoide e o feminino se chama óvulo. em alguns animais hermafrodita pode acontecer a autofecundação. Alguns invertebrados também podem se reproduzir de maneira assexuada.
  • Ausência de Clorofila –> por serem exclusivamente heterótrofos você nunca irá encontrar um animal com clorofila.
  • Sub-reinos do Reino Metazoa

    O reino metazoa pode ser dividido em dois sub-reinos, sendo eles os invertebrados e os vertebrados
    Sub-reinos do Reino Metazoa

    Invertebrados

    Os invertebrados,como o próprio nome diz, são aqueles que não possuem vértebras. a maioria dos animais são invertebrados. Os insetos, moluscos, águas vivas, minhocas, corais, aranhas, estrelas do mar, vermes. Todos eles fazem parte deste sub Reino. Para ser mais específico vejamos quais os filo que compões os invertebrados.
    • Poríferos
    • Cnidários ou celenterados
    • Platelmintos
    • Nematódeos
    • Anelídeos
    • Moluscos
    • Artrópodes
    • Equinodermos

    Vertebrados

    São todos os seres do Reino Animal que possuem uma coluna vertebral, como nós, seres humanos. são exemplos de vertebrados os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Há exemplares aquáticos e terrestres e se distribuem por quase todo o globo terrestres.
  • Evolução e desenvolvimento filogenético do reino animal

    A filogenética é uma ferramente importantíssima para entender a evolução e o desenvolvimento do reino animal.
    Basicamente se usa a filogenética para comparar o aparecimento de características novas. Para isso ´feita uma análise dos fósseis e animais que ainda hoje vivem.
    Os fósseis animais mais antigos já encontrados datam do período pré-cambriano, entre 640 a 550 milhões de anos atrás.Esses fósseis mostram animais muito simples que não possuem sequer um esqueleto duro para sua sustentação. Tão simples que nem mesmo possuem órgãos ou tecidos bem definidos.
    Fósseis de animais com esqueleto duro são datado do período Cambriano onde ocorre um grande aumento na diversidade de fósseis. Nesse período podemos encontrar fósseis de vários filos animais que encontramos hoje em dia.árvore filogenética contando um pouco da história da evolução  e do desenvolvimento do reino animal.
    evolução dos verbrados desenvolvimento filogenético do reino animal

    Principais Filos do Reino  Animal

    Vamos começar dos seres com estruturas mais simples para os mais complexos. Seguindo a lógica evolutiva os animais mais simples foram os primeiros a surgirem no planeta Terra.
    Vamos considerar aqui os principais filos do reino animal:
    • poríferos: são as esponjas do mar.
    • cnidários: são as águas vivas, polipos, caravelas, hidras.
    • platelmintos: são as planárias, tênias etc.
    • nematelmintos: são as lombrigas, ancilóstomas etc.
    • anelídeos: são as minhocas, poliquetas, sanguessugas.
    • artrópodes: são os insetos, aranhas, crustáceos etc.
    • moluscos: são as lulas, polvos, lesma, caracóis etc.
    • equinodermos: são as estrelas do mar, ouriços etc.
    • cordados: são os peixes. anfíbios, répteis, aves e mamíferos
    • Poríferos

      Os poríferos são os animais mais antigos que conhecemos. Sua estrutura é muito simples, pois não possem órgão e nem tecidos definidos.
      São sesseis e em seu organismos estão presentes poros que realizam a filtragem da água pra obtenção de alimentos. Devido a presença de poros por todo o seu corpo são chamado de poríferos. Também podemos encontrar o nome como espongiários ou ainda como esponjas do mar.
      A saída de água recebe o nome de ósculo e também podemos citar as células coanócitos e pinacócitos nesses animais.
Esses animais se reproduzem tanto por reprodução assexuada quanto por reprodução sexuada, sendo que a maioria são hermafroditas. Possuem grande capacidade de regeneração.

Cnidários ou celenterados

Filo Cnidária: Fisiologia, alimentação, respiração, reprodução, habitat - Vídeo aula
Os cnidários são também criaturas bem simples. São animais importantíssimos para a ecologia marinha, pois os corais fazem parte deste filo. Os mais conhecidos são as águas vivas, as anêmonas do mar e a hidra, que é a unica representante de água doce. Os cnidários também são conhecidos como celenterados.
Os celenterados (cnidários também podem ser chamados de celenterados) possuem um sistema digestório incompleto, ou seja, o alimento entra cavidade oral e os detritos do processo digestivos e saem pelo mesmo lugar.
Estes animais possuem um tipo celular chamado cnidócito que é utilizado para armazenar e injetar veneno em presas ou em predadores. Um dos animais mais venenosos do mundo, a vespa do mar ou jellyfish, é um exemplo de cnidário.
A reprodução pode ser de dois tipos: sexuada ou assexuada.
Na reprodução assexuada ocorre por brotamento, principalmente em pólipos. Esse brotos aparecem na superfície do animal.
Depois de certo tempo esses brotos se desprendem do animal e dão origem a um novo indivíduo.
Na reprodução sexuada ocorre através de fecundação externa. Há animais tanto animais dioicos, que possuem sexo separado, e monoicos, que possuem os dois sexos no mesmo indivíduo (hermafroditas)

Platelmintostenia teniase

Os platelmintos é o filo dos vermes achatados e alguns de seus representantes podem causar algumas doenças em seres humanos. Possuem um par de olhos muito simples, vivem em ambientes aquáticos ou muito úmidos. O principal representante desse filo são as planárias, as tênias e o esquistossomo.
Suas verminoses estão geralmente associadas ao baixo saneamento básico e aparecem em regiões onde não há o devido tratamento de água. Doenças como esquistossomose, teníase e cisticercose estão entre algumas verminoses causados por animais desse filo.
São os primeiros animais a apresentarem sistema nervoso ganglionar, ou seja, há o aparecimento de gânglios nervosos na região da cabeça.
A reprodução dos platelmintos pode ser tanto sexuada quanto por reprodução assexuada.
Na reprodução sexuada ocorre troca de material genético enquanto na reprodução assexuada não. A reprodução assexuada foi exaustivamente estudada nas planárias e são muitos utilizadas como exemplos neste tipo de reprodução. A reprodução assexuada mais comum nas planárias ocorre por regeneração, quanto uma planária é partida em dois  estes pedaços se regeneram em dois animais.Filo Platelmintos - os vermes achatados

Nematoides

Filo NematelmintosAs lombrigas, o ancilóstoma, são os representantes mais conhecidos.  Podem causar doenças tanto em humanos e em outros animais. Outras doenças causadas por nematoides são a ancilostomose e a filariose mais conhecida popularmente como elefantíase. Verminoses como o bicho geográfico erroneamente chamado de micose também é causada por estes animais.
Possuem aproximadamente 90 mil espécies já catalogadas e podem ser de vida livre ou parasitas
São os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, com boca e ânus bem definidos.
Na maioria dos Nematelmintos os sexos são separados e o sistema reprodutor apresenta estrutura simples. O feminino consta de dois tubos, com a porção inicial de cada um representando o ovário; os óvulos diferenciados passam ao oviducto e deste ao útero. Os dois úteros reúnem-se em um curto canal ímpar (vagina), que se abre pelo poro feminino. O masculino consiste num tubo único cuja parte inicial corresponde ao testículo e a parte terminal ao canal deferente.
Os machos são em geral providos de órgãos copuladores, com a forma de duas espículas quitinosas encurvadas, que servem para o macho agarrar-se à abertura genital da fêmea. A fecundação é interna (no útero); os ovos são simples (sem células vitelinas) e encerrados em uma casca espessa; a postura de ovos pode ocorrer antes ou durante a segmentação ou com as larvas já desenvolvidas; o desenvolvimento é direto, embora se considerem os estados jovens com a designação de larvas


Anelídeos

Características dos anelídeosAs minhocas são os representantes mais conhecidos. Sanguessugas e poliquetas são os outros representantes. Uma característica marcante nesses animais é a presença de anéis por todo o corpo. daí vem o nome do filo.
O Filo dos anelídeos é o primeiro do Reino animal em que a circulação aparece. vários corações rudimentares bombeiam o sangue que possui hemoglobina pelo corpo do animal. Seu sistema digestório é completo pois possui boca e ânus.
As minhocas desempenham um papel ecológico muito importante na saúde do solo. Como diz o ditado, “solo bom é solo com minhoca” vem do fato desses animais digerirem os resto de matéria orgânica e transformar em húmus, além de fazer túneis no solo que possibilita a circulação do ar.
A reprodução dos anelídeos pode ser de duas formas:
  1. Sexuada
  2. Assexuada
A maior parte dos anelídeos é monoico, ou seja, um único individuo apresenta os dois sexos. São então animais hermafroditas. Esse é o caso das minhocas e das sanguessugas.As poliquetas no entanto são animais dioicos, ou seja, há machos e fêmeas.
Existe uma estrutura presente nos anelídeos hermafroditas que se chama clitelo. Essa estrutura tem a forma de um anel mais claro que o resto do corpo do animal. Sua função é liberar um muco que vai grudar duas minhocas por exemplo e ajudar na troca de material genético para que haja fecundação.

Moluscos


Os MoluscosOs Moluscos são animais que podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto terrestres. São animais de corpo mole. Entre alguns de seus representantes marinhos estão o polvo, a lula, ostras e mexilhões . As lesmas caracóis são terrestres porém precisam de um ambiente úmido, pois sua respiração se dá pela pele.
Os moluscos possuem um sistema nervoso bastante desenvolvido, seu sistema digestório é completo e também possuem um sistema circular fechado.
Possuem uma grande importância econômica, pois podem ser utilizados como como alimentos e como ornamentos. há os que causam prejuízo e doenças também.
Os moluscos podem ser divididos em três classes principais: os cefalópodes, gastrópodes e bivalves
Os moluscos apresentam reprodução sexuada, com fecundação interna ou externa. A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.

Artrópodes

MoluscosOs artrópodes são o maior grupo dentre todos os animais. São os mais abundantes e podem ser considerados como um verdadeiro sucesso evolutivo devido a sua distribuição em todos os cantos do globo terrestre. O nome artrópode vem do fatos que esses animais possuem pés articulados. Há 3 classes principais, sendo elas a dos Insetos, aracnídeos e crustáceos.
Esses possuem como características um forte exoesqueleto,  a presença de apêndices motores articulados, que alias, por essa característica, dá nome ao filo. Outra característica marcante é fenômeno da muda ou ecdise, que consiste na troca do exoesqueleto de tempos em tempos para permitir que o animal continue crescendo.
Em relação a sua fisiologia e anatomia, possuem sistema digestório completo e a presença dos sistemas circulatório, respiratório excretor e nervoso.
A reprodução é sexuada e os sexos são separados, podendo haver  ou não dimorfismo sexual, que é a diferença anatômica entre macho e fêmea. A fecundação é interna e o desenvolvimento do ovo pode ser tanto indireto quanto direto.
A maioria das espécies de artrópodes é dioica (tem sexos separados, machos e fêmeas), mas há espécies monoicas (hermafroditas).
fecundação pode ser externa, quando os gametas masculinos e femininos são liberados no ambiente e se unem fora do corpo do animal, ou interna, quando o encontro de gametas ocorre dentro do corpo da fêmea.
Após a fecundação, formam-se os ovos, que podem se desenvolver de duas formas:
  • desenvolvimento indireto – quando nascem larvas que passam por diferentes etapas até chegar à forma adulta (metamorfose).
  • desenvolvimento direto – quando nascem indivíduos semelhantes ao indivíduo adulto.

Equinodermos

Estrelas do Mar, ouriços, pepinos do mar, bolacha do marEquinodermo são os animais de pele dura e seus representantes mais conhecidos são as estrelas do mar, as bolachas do mar e o ouriços. Possuem sistema digestivo completo e sua respiração se dá por meio de branquias. São animais exclusivamente marinhos e bentônicos. Possuem um sistema único no Reino Animal, é o sistema ambulacral, que permite a locomoção e alimentação do animal. Possuem um endoesqueleto calcário revestido por uma membrana epidérmica muito fina.
O filo dos equinodermos está dividido em cinco classes. Pepinos do mar, lírio do mar e ofiúro são exemplares de animais deste filo.
São indivíduos de sexo separado e não apresentam dimorfismo sexual. A fecundação ocorre fora do corpo (fecundação externa) e o desenvolvimento é indireto, iniciando o desenvolvimento em fases larvais. Os equinodermos possuem cinco gônadas que se abrem nos poros genitais situados em volta de uma estrutura chamada madreporito

Cordados

Os cordados pra quem quer o EnemOs cordados são os representantes vertebrados do Reino Animal. São os que possuem maior complexidade orgânica do reino. Alguns de seus representantes possuem sangue frio e outros podem regular a própria temperatura. Nos seres humanos fazemos parte do filo dos cordados, cuja característica comum a todos e possuir notocorda em alguma fase do desenvolvimento da vida. São 5 as classes desse filo sendo ela os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Animais de reprodução sexuada - união de dois gametas, dando origem à célula-ovo, ou zigoto - podem ser ovulíparos, ovíparos, ovovíparos ou vivíparos:

Em espécies ovulíparas, fêmeas e machos lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo a fecundação nesse ambiente (fecundação externa). Alguns peixes, invertebrados aquáticos e anfíbios desenvolvem-se dessa forma.

Ovíparos são animais de fecundação interna ou externa, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos. Dessa forma, os embriões se desenvolvem no meio externo, dentro dos ovos, e se alimentam de reservas nutritivas presentes nesse sistema. Na maioria dos casos, os ovos possuem casca rígida. Alguns peixes condrictes, aves, répteis e invertebrados são exemplos de ovíparos.

Já em animais ovovíparos, o ovo permanece dentro do corpo materno até o fim do desenvolvimento embrionário e posterior eclosão, liberando filhotes já formados. Neste, também, o ovo, além de diversas outras funções, exerce a função de nutrir o embrião durante este período. Exemplos: alguns peixes, como o lebiste (ou guppy); répteis e peixes em geral.

No último caso (animais vivíparos), o embrião se desenvolve completamente dentro do organismo da mãe, se alimentando e recebendo oxigênio diretamente de fontes fisiológicas provenientes do sangue materno. Esse tipo dá origem, geralmente, a uma prole única ou pequena, a cada gestação, sendo predominantemente típica em mamíferos.

Atividades e exercícios

Depois de ver a vídeo aula e ler o texto, será que você é capaz de responder a essas perguntas?
  1. Como é dividido o reino animal?
  2. Qual a diferença entre vertebrados e invertebrados
  3. Quais são as diferenças entre a reprodução assexuada e sexuada?
  4. A reprodução é a capacidade de um ser vivo de produzir descendentes, ou seja, de propagar a sua espécie. Por muito tempo, acreditou-se que micro-organismos eram incapazes de se reproduzir, entretanto, hoje se sabe que até mesmo bactérias apresentam reprodução. Nesses organismos, geralmente, observa-se a divisão de uma célula em duas, em um tipo de reprodução conhecido como
    a) reprodução assexuada.
    b) partenogênese.
    c) conjugação.
    d) reprodução sexuada.
    e) enxertia.
  5. Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?
    a) Sim, pois na reprodução sexuada obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.
    b) Sim, pois o contato com os gametas ocorreu fora do corpo do animal.
    c) Não, pois a reprodução assexuada é exclusiva das bactérias.
    d) Não, pois, em uma reprodução sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.
    e) Não, pois mesmo que não ocorra transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas que exista um macho e uma fêmea.
  6. (Fatecs) Considere os seguintes processos:
    I. Uma planária fragmenta-se em três pedaços, originando três novas planárias.
    II. Uma população de microcrustáceos é formada somente por fêmeas que põem ovos dos quais se desenvolvem novas fêmeas.
    III. Um rato macho acasala-se com uma fêmea, produzindo seis filhotes.
    Pode-se afirmar, com certeza, que a variabilidade genética é uma das características dos descendentes resultantes somente de
    a) I.
    b) II.
    c) III.
    d) I e II.
    e) I e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário