segunda-feira, 6 de julho de 2020

1ºD e C1 - 06/07 A 10/07

1ºD e C1 - 06/07 A 10/07
Habilidade: 
Correlacionar alterações climáticas com desmatamento e crescimento populacional e identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual.
Conteúdo: A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais: Problemas ambientais contemporâneos
• Causas e consequências do desmatamento





DESMATAMENTO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Entenda quais são as causas e consequências do desmatamento e descubra como as atividades humanas podem afetar o equilíbrio natural do planeta.

desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. Dessa forma, toda vez que uma área florestal é removida, temos aí uma prática de desmatamento, que também pode ser chamado de “desflorestamento”.
Causas do desmatamento
O desmatamento, embora seja uma ação antrópica (humana), não é feito por acaso. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, entre os quais, podemos mencionar: 
a)Expansão agropecuária: o avanço das áreas agricultáveis e da fronteira agrícola provoca o avanço das atividades humanas sobre o meio natural, fazendo com que áreas inteiras de matas sejam substituídas por pastagens, campos agrícolas ou áreas rurais à espera de valorização financeira.
b) Atividade mineradoraa prática da mineração também é um dos grandes fatores responsáveis pela devastação das florestas, pois áreas inteiras são devastadas para a instalação de equipamentos e atividades de exploração de reservas dos mais diversos minérios, tais como o ouro, a prata, a bauxita (alumínio), o ferro, o zinco e muitos outros.
c) Maior demanda por recursos naturaishá, no mundo, um aumento exagerado do consumismo, com uma maior procura por matérias-primas e, consequentemente, por recursos naturais. Assim, os bens oferecidos pela natureza são explorados cada vez mais intensamente, com destaque para a madeira, o óleo de palma e demais elementos, que, quando retirados, provocam a destruição das florestas.
d) Crescimento da urbanizaçãocom o incremento da urbanização tanto no Brasil como no mundo, as áreas verdes localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos são removidas para a construção de moradias, empreendimentos, prédios, indústrias e muitos outras formas de intervenção do homem sobre o seu espaço.
e) aumento das queimadasacidentais ou intencionais, as queimadas criminosas sobre áreas naturais vêm se alastrando, com frequentes notícias a respeito surgindo nos jornais e revistas. Em tempos de estiagem, a vegetação fica mais seca e o fogo alastra-se com maior facilidade, de forma que qualquer faísca, dependendo da localidade, pode provocar uma verdadeira catástrofe.

Área florestal destruída pela ação das queimadas
Consequências do desmatamento
São várias as consequências e impactos gerados pelo desmatamento, haja vista que a intervenção do homem sobre o meio natural fatalmente acarreta desequilíbrios. Dentre tais problemas, podemos citar:
a) Perda da biodiversidadecom a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos, aqueles que só se encontram em localidades restritas. Tal configuração traz problemas para a cadeia alimentar e pode impactar até atividades econômicas, tais como a caça e a pesca.
b) Erosão dos solossem as árvores, o solo de muitas localidades fica desprotegido, sendo facilmente impactado pela ação dos agentes erosivos, tais como a água das chuvas e dos rios, além de outros elementos. Com a consequente erosão, ocorre a perda de muitas áreas.
c) Extinção de riosa remoção das florestas provoca a destruição, em alguns casos, de nascentes que alimentam os rios. Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água, sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.
d) Efeitos climáticoso clima e as temperaturas dependem das condições naturais. Muitas florestas contribuem fornecendo umidade para o ambiente, de forma que a retirada dessas implica a alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa.
e) Desertificaçãoalém das erosões, os solos podem sofrer com a ausência da vegetação. Em áreas áridas e semiáridas, pode ocorrer a desertificação, com a perda de nutrientes do solo, além do processo de arenização, que ocorre em regiões de clima úmido e de solos arenosos.
f) Perda de recursos naturaisos recursos naturais, mesmo aqueles renováveis, podem entrar em escassez com o desmatamento. É o caso da água, madeira, além de inúmeras matérias-primas medicinais retiradas a partir do extrativismo vegetal.

Por Me. Rodolfo Alves Pena
O desmatamento acarreta graves prejuízos socioambientaisO desmatamento acarreta graves prejuízos socioambientaisExercícios
1.Unifap) Leia o texto abaixo:
“Os desmatamentos para a criação de grandes latifúndios agropecuários substituiu a floresta por pastagens e empobreceu grandes extensões de solo. Projetos como o Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e hidrelétrica são fontes de grandes impactos ambientais de âmbito regional” (Adaptado de ROSS, 1995)
De acordo com texto e com os seus conhecimentos, associe a coluna superior com a inferior, indicando as consequências para a destruição provocada pelos grandes projetos implantados na Amazônia.
I – Degradação da Biodiversidade
II – Destruição do solo
III – Mudanças Climáticas
IV – Estresse e doenças
( ) A retirada da floresta rompe com o sistema natural de ciclagem dos nutrientes, ficando desprotegido da ação da erosão da chuva e tornando-se improdutivo.
( ) O desmatamento elimina de um só vez grande contingente de espécies ainda desconhecidas pela ciência e homogeneíza o ecossistema quando se implanta a monocultura.
( ) As monoculturas implantadas na Amazônia são mais sensíveis ao ataque de pragas e parasitas, que são combatidas com agrotóxicos, os quais destroem, por sua vez, a diversidade dos ecossistemas.
( ) As florestas são responsáveis pela umidade local. Sua destruição elimina essa fonte injetora de vapor d’água na atmosfera e, ao mesmo tempo, diminui a captura do CO2 atmosférico.
A associação correta, pela ordem, é:
a) I, II III e IV
b) II, IV, I e III
c) IV, II, III e I
d) III, I, II e IV
e) II, I, IV e III

2. (Faculdade Trevisan/Adaptada) O desmatamento pode trazer diversas consequências para a sociedade e ambiente, EXCETO:
a) Aumento do processo de erosão dos solos.
b) Modificações climáticas com elevação da temperatura.
c) Provocar a desertificação em extensas áreas.
d) Diminuição do processo de erosão dos solos.

3. (UFES) A figura apresenta a evolução da área de desmatamento na Amazônia nas duas últimas décadas.
Segundo o Ibama, entre 1997 e 1998, as dez maiores áreas desmatadas na Amazônia somavam 270 km2. Indique a alternativa que contém erro de informação sobre os efeitos do desmatamento da Amazônia.
a) Contribui para a elevação da temperatura e interfere no processo de evapotranspiração, aumentando assim os índices pluviométricos.
b) Causas de assoreamento dos rios, o que favorece as enchentes e cria dificuldades para a navegação.
c) Contribui para a extinção de espécies vegetais e animais, comprometendo a biodiversidade.

d) Favorece o processo erosivo e, consequentemente, o empobrecimento dos solos, que ficam expostos à ação das águas pluviais, fato que pode inviabilizar a agricultura.
e) Provoca desequilíbrio nas cadeias alimentares, que pode levar à proliferação de pragas e doenças.
4.Em relação aos efeitos do desmatamento, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
1. ( ) O desmatamento pode causar intensificação do processo de desertificação em regiões de clima árido e semiárido.
2. ( ) A retirada da cobertura vegetal pode provocar a extinção de espécies, que perdem o seu habitat.
3. ( ) O aumento dos índices pluviométricos é decorrente da retirada da cobertura vegetal.
4. ( ) O desmatamento não provoca alterações climáticas, visto que não interfere nas condições do clima das áreas em que a cobertura vegetal foi retirada.
Assinale a alternativa correta:
a) VFVF
b) VVFF
c) FVFF
d) FVFV

5.O desmatamento é hoje um dos principais problemas relacionados ao meio ambiente. Assinale a alternativa incorreta:
a) Desmatamento consiste no processo de retirada da cobertura vegetal de uma determinada área.
b) A retirada da cobertura vegetal interfere no equilíbrio natural do ambiente, podendo gerar problemas como empobrecimento do solo, perda de habitat de animais, alteração dos cursos d'água, entre outros.
c) O desmatamento afeta a qualidade dos solos positivamente, visto que a retirada da cobertura vegetal permite a lavagem do solo pela água da chuva com maior facilidade.
d) Um dos maiores efeitos do desmatamento está relacionado com o aumento do aquecimento global. A retirada da vegetação reduz a umidade do ar das áreas, diminuindo os índices pluviométricos e aumentando as temperaturas consideravelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário