sexta-feira, 26 de junho de 2020

3C1 e 3C2 - Biologia - 22/06 A 26/06

3C1 e 3C2 - Biologia - 22/06 A 26/06 - entregar as atividades até 04/07
Habilidades: Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas
Conteúdo: Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos:
Biologia das plantas:
•  Adaptação das angiospermas quanto à organização, ao crescimento, ao desenvolvimento e à nutrição 








Angiospermas - Uma história de sucesso vegetal.

Uma das maiores inovações que sugiram no decorrer da evolução das plantas vasculares foi a semente. Essa estrutura protege e alimenta o embrião dos vegetais, justamente nos estágios mais delicados da germinação. Por isso, as gimnospermas e angiospermas (também chamadas de fanerógamas), têm vantagem sobre os grupos de vegetais que se reproduzem por meio de  esporos. A prova disso é que existe um número muito superior de espécies vegetais produtoras de sementes do que de plantas fazem uso de esporos para se propagar. As angiospermas são as plantas que apresentam o maior sucesso evolutivo nos dias atuais -- se compararmos o número de espécie de angiospermas e gimnospermas, poderemos .notar que o primeiro grupo de plantas conta com cerca de 235 mil espécies viventes contra 720 espécies do segundo grupo. Isso significa que as angiospermas sofreram inúmeras mutações gênicas para poderem se adaptar aos mais variados tipos de ambiente.

Angiospermas 
A maioria das plantas que conhecemos são angiospermas,. Essas plantas correspondem a pelo menos 230 mil espécies, ou seja, são o maior grupo de seres fotossintetizantes. Do eucalipto, com mais de 100 metros, até plantinhas com 1 mm de comprimento, as angiospermas literalmente são campeãs em diversidade de vida vegetal na Terra. 
As angiospermas se dividem em duas classes: monocotiledôneas (como a cana-de-açúcar) e dicotiledôneas (como o feijão). Para saber a qual desses grupos uma planta pertence, deve-se reparar nas características da folha: se ela tiver uma nervura no meio, dividindo-a em duas partes, como as folhas de uma roseira, ela será dicotiledônea e, se não apresentar essa característica, será monocotiledônea. Abaixo, o quadro ilustra as principais diferenças entre essas duas classes de angiospermas:

Apesar das angiospermas compartilharem com as gimnospermas aspectos reprodutivos básicos, elas diferem em muitas características. Por exemplo, a flor apresenta carpelos e, nas sementes, o alimento  fica armazenado em uma estrutura chamada endosperma. As flores das angiospermas produzem néctar, substância nutritiva que atrai animais polinizadores, ou seja, que levam o pólen de uma planta para outra e, assim, ocorre a união dos gametas. Então, forma-se o embrião que fica protegido dentro de uma semente -- e ela fica envolta no fruto, característica especial desse grupo de vegetais. 
Algumas angiospermas desenvolveram interdependência com determinadas espécies de animais, ou seja,apenas uma espécie de animal pode disseminar a planta. Um bom exemplo disso é a relação do lobo-guará com a lobeira: essa planta só germina se suas sementes passarem pelo trato digestório do maior canídeo sul americano.
 Todos os aspectos atrativos das flores, como o aroma e as cores são artifícios criados pelas angiospermas para atrair animais polinizadores, como morcegos, abelhas, aves, etc. Essas adaptações são uma grande vantagem de sobrevivência em relação aos outros grupos vegetais. Para se ter uma idéia, só as abelhas formam um batalhão de 20 mil espécies de polinizadores.

A Flor 
As flores, de maneira geral, são formadas pelas seguintes estruturas: 
Pêndulo: Eixo de sustentação; 
Receptáculo:  Dilatação do pêndulo; 
Cálice: Conjunto de sépalas com a função de proteger o botão floral; 
Corola: Conjunto de pétalas; 
Androceu: estames, que formam o sistema reprodutor masculino; 
Ginenceu: Sistema reprodutor feminino (pistilo)
 Filete: estrutura que sustenta a antera.
 Antera: abriga os sacos polínicos (onde se formam os micrósporos). 
Após sofrer mitose, cada micrósporo se transforma em um grão de pólen. Abaixo, você pode conferir o desenho esquemático de uma flor: 
Os esporófilos femininos de uma angiosperma são os carpelos e, cada um é formado pelo estigma, estilete e ovário. A reprodução desse grupo de vegetais apresenta três etapas básicas: polinização, germinação do 
grão de pólen, e fertilização. Depois que ela acontece, o óvulo se transforma na semente e o ovário no fruto. O esquema abaixo, ilustra o ciclo reprodutivo de uma angiosperma:
O quadro abaixo resume as principais diferenças entre as Gimnospermas e Angiospermas:

Exercício. Fazer no caderno e enviar para o email professora.abud@gmail.com
1) (Fuvest-SP) - Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento: 
a) Do ovário; 
b) Do óvulo fecundado; 
c) Do zigoto; 
d) Da parede do epicarpo; 
e) Da oosfera fecundada.

2) (UDESC) - As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são: 
a) presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas. 
b) presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores. 
c) produção de sementes sem proteção de um fruto. 
d) reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monóicas. 
e) alternância de gerações e fase esporofítica haplóide.

3) (Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2015.1) - As angiospermas encontram-se espalhadas por toda a superfície do planeta, condição que ratifica o enorme sucesso evolutivo desse grupo vegetal. Todo esse sucesso está relacionado a um conjunto de características que favoreceu ao incremento do seu potencial adaptativo e reprodutivo. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente duas características das angiospermas e os seus respectivos ganhos evolutivos. 
a) raízes fasciculadas que favoreceram ao processo de fotossíntese; flor hermafrodita e fechada que favoreceu a autofecundação. 
b) flor monóclina que favoreceu ao cruzamento entre diferentes espécies de angiospermas; raiz pivotante que melhorou a captura de água na superfície por esses vegetais. 
c) flor colorida, nectária e odorífera que favoreceu a melhoria da polinização; semente no interior do fruto que favoreceu a dispersão das plantas por diferentes ambientes. 
d) surgimento do xilema que favoreceu ao desenvolvimento de um caule ereto; surgimento da filotaxia com folhas opostas cruzadas que favoreceu a melhoria da fotossíntese.

4) (UFU) - Em relação as angiospermas, responda. 
a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas. 
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a: 
- Estrutura interna do caule: 
- Sistema radicular: 
- Nervuras nas folhas: 
- Número de cotilédones:

5)

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