quarta-feira, 24 de junho de 2020

2F e 2C1 - semana de 22/06 A 26/06 - Biologia


2F e 2C1 - semana de 22/06 A 26/06 - Biologia


Habilidades:Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
Conteúdo:Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética - Mecanismos de variabilidade genética.
Conceitos:
• Homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo.  

(A aula do centro de mídias se refere à matéria da semana passada. Façam as atividades pedidas na vídeo-aula e encaminhem no email: professora.abud@gmail.com)
Exercícios - enviar para professora.abud@gmail.com até04/07


 Termos usados em Genética




Genótipo: é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes. Geralmente é representado através de letras para simbolizar os genes, e essas letras são utilizadas quando realizamos cruzamentos.
Fenótipo: é a interação do genótipo com o ambiente. O fenótipo são as características visíveis de um organismo, por exemplo, uma pessoa tem o gene para cabelos castanhos, mas pinta-o de loiro. O genótipo desta pessoa é para cabelos castanhos, mas seu fenótipo é loiro. O mesmo pode ocorrer para cor da pele, como uma pessoa que tem o gene para pele clara, mas gosta muito de tomar sol. Então ela tem o genótipo para pele clara, mas seu fenótipo é pele morena. O mesmo pode ocorrer para inúmeras outras características, tanto morfológicas como fisiológicas, que é o caso dos grupos sanguíneos.
Homozigoto: Um indivíduo é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais. Ou seja, os alelos são iguais e ele vai produzir apenas um tipo de gameta. Por exemplo, em ervilhas, a característica sementes verdes é recessiva, portanto, homozigota, pois possui o genótipo vv, e produzirá apenas gametas v. O mesmo ocorre para sementes amarelas homozigotas, VV, que produzirão gametas V.
Heterozigoto: é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica. São também chamados de híbridos. Todos os indivíduos da geração F1 de Mendel eram heterozigotos Vv, que codificava a característica de semente amarela.
Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.
Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional. A semente da ervilha fica enrugada (rugosa) porque a produção de amido é bem menor que na espécie lisa (dominante), o que deixa ela com este aspecto. Já a proteína do gene dominante é funcional, mesmo em dose simples, como no heterozigoto.


Características hereditárias

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias.


Características congênitas e adquiridas


Os termos congênito e hereditário não são sinônimos. Uma característica é congênita quando está presente no indivíduo desde o nascimento.
Uma malformação congênita é definida como qualquer defeito na constituição de algum tecido, órgão ou conjunto de órgãos, que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento por causa genética, ambiental ou mista.
Como exemplo de alteração congênita genética, podemos citar o pé torto congênito e a síndrome de Down, ambos causados por alterações no material genético. Entre os fatores extrínsecos ou ambientais, pode-se considerar: o uso de medicamentos, como o caso da talidomida, que leva a defeitos e/ou ausência nas extremidades; infecções virais, como infecção materna pelo vírus da rubéola durante o primeiro trimestre de gestação, causando alterações de audição nas crianças; a exposição à radiação ionizante que leva a danos no DNA do feto. A maioria dos defeitos congênitos se deve, provavelmente, à interação de fatores genéticos e ambientais.
Nem todas as anomalias genéticas são congênitas como, por exemplo, a coreia de Huntington, cuja manifestação fenotípica é tardia, apesar de o gene responsável estar presente no nascimento; essa doença causa uma demência progressiva típica dos 50 anos, com comprometimentos neurológico e mental severos, é de herança autossômica dominante e o gene responsável se localiza no cromossomo 4.
Uma característica adquirida consiste em qualquer modificação que ocorra por causas ambientais. Uma doença genética é causada por alterações no DNA e ela não precisa necessariamente ser herdada. Ela pode ser decorrente de uma mutação nova naquele indivíduo e pode não ser transmitida, se o portador da doença não se reproduzir.





Exercícios - enviar para professora.abud@gmail.com até04/07
1. A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a) fenótipo.
b) genótipo.
c) cariótipo.
d) cromossomos.
e) genes.
2. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene.
b) cromossomo.
c) alelos.
d) RNA.
e) nucléolo.
3. (UFSCAR) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
4. (ENEM – 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:
a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
5. (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:
 a) hereditários 
b) dominantes 
c) genotípicos 
d) adquiridos 
e) recessivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário