quarta-feira, 17 de junho de 2020

8º A - semana de 15/06 A 19/06 -Ciências
Enviar os exercícios ao email: professoraabud@gmail.com até 26/06

Habilidade: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Conteúdo: Reprodução e a espécie humana








Aspectos culturais da sexualidade humana

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a sexualidade é a “energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas se tocam e são tocadas”.
quando falamos de sexualidade estamos nos referindo a todos seus aspectos, a saber, biológicos, de orientação sexual, identidade sexual, de papeis dos gêneros e a prática do ato sexual em si.
Assim, a sexualidade é um fenômeno amplo e complexo e por isso tem sido objeto de estudo da biologia, fisiologia, sociologia, antropologia, história e psicologia. O que todas essas áreas têm em comum? Todas atestam que sexualidade e sexo não são sinônimos.
A palavra sexo está ligada às características biológicas (anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais masculino e feminino), e é usada para se referir ao ato sexual. Já o conceito de sexualidade é muito mais amplo, estando ligado à qualidade e significação do que é sexual.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende a sexualidade como sendo influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais.

Sexualidade e cultura

Entendemos por cultura o conjunto de valores, crenças, normas e práticas de vida de um determinado grupo, que é aprendido, partilhado e transmitido, e que orienta o pensamento, as decisões e ações, de maneira padronizada.
A cultura não é estática; ela se modifica ao longo do tempo. Compare as crenças e costumes de seus avós com os de hoje.
A sexualidade é influenciada pela cultura, visto que ela tem relação com o modo pelo qual as pessoas desenvolvem suas relações interpessoais; como compreendem e vivem questões afetivas e sexuais. Em muitos aspectos isso tem relação com aquilo que se aprende ao longo da vida e, uma das coisas que as pessoas aprendem é a significar sentimentos e comportamentos.
Do mesmo modo que a cultura, a sexualidade não é fixa e imutável. Somos seres em contínuo processo de mudança, definido por nossas experiências e vivências, principalmente as relacionadas com o amor e o prazer. Assim sendo, as expressões de nossas identidades e intimidades também estão em constante mutação.
Atualmente, a relação da sociedade e dos indivíduos com a sexualidade humana está sofrendo grandes mudanças, por influencia também da mídia, do marketing, da globalização e dos conhecimentos científicos.
Essas mudanças dizem respeito à forma como ela está sendo vivida hoje, mais aberta e pública. Uma das consequências disso é o despertar da curiosidade sobre o assunto cada vez mais cedo.
E, mais do que nunca, é essencial trabalhar e entender os limites entre o que é público e o que é da vida privada e o respeito como base das relações.

Por que  a Mônica não queria passar na sala? 
Você acha que a Mônica ficou com vergonha de seu colegas? Por quê?
 Você se importaria de passar perto de colegas apenas de toalha? Por quê?
 Na sua percepção, adolescentes devem se preocupar em preservar seu corpo e sua privacidade? 
O que é ser solidário?
Porque devo me preocupar com o outro?
O que é coletividade?  
O que é individualidade?
Você já parou para pensar sobre o que é ser homem ou ser mulher na nossa sociedade? Qual o papel de cada um? Quais são os comportamentos considerados “corretos” e “adequados’’ para homens e para mulheres? Você concorda com isso?
Faça um breve texto sobre essas questões e como o adolescente (você) se sente sobre isso


Nenhum comentário:

Postar um comentário