Conteúdo:
Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética.
Mecanismos de variabilidade genética:
• Concepções pré-mendelianas e as leis de Mendel
• Experimentos de Mendel
Habilidade:
Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.
Caderno do aluno 2, fazer as páginas 49 até 51
Concepções Pré-Mendelianas:
Histórico da Genética
Visão geral Genética: ramo da biologia que realiza o estudo da hereditariedade. A genética interfere em outras áreas de estudo, tais como: Evolução; Taxonomia; Biotecnologia; Ecologia; Fisiologia; Embriologia.
Breve histórico
- Em 1865, o monge agostiniano Gregor Mendel, publicou seus trabalhos sobre hereditariedade realizados com ervilhas-de-cheiro;
- Em 1900, redescoberta e reconhecimento dos trabalhos de Mendel;
- 1901, Thomas Morgan testa o mendelismo em moscas-de-frutas (Drosophila) e descobre o linkage ou ligação gênica;
- 1940 a 1950, avanços na genética molecular;
- 1960, elucidação da expressão gênica.
Atividades do Caderno do aluno
TRANSMISSÃO DA VIDA – MECANISMOS DE VARIABILIDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE
Para iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular:
“Filho de peixe, peixinho é”.
O que significa a frase para você?
Pense e
responda com base em seu conhecimento sobre o assunto:
a) Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s?
Todo(a)s o(a)s filho(a)s são
iguais aos pais?
b) O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria
relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.
c) Qual é o seu conceito de hereditariedade?
Um pouco de História da Genética
Façam uma investigação sobre
alguns aspectos da História da Genética, conforme indicações apresentadas a seguir:
1. Realizem uma pesquisa sobre os chamados “Pioneiros da
Genética” e indiquem quem
pode ser considerado o Pai da Genética. Abordem também as
concepções de Hipócrates e Aristóteles, além de Gregor Mendel e suas Leis sobre
Hereditariedade.
2. Indiquem quais concepções sobre variedade das espécies
estavam presentes na época
de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos
permanecessem ignorados por 35 anos.
3. Charles Darwin (1809- 1882) foi contemporâneo a Mendel e
ficou conhecido pela sua
Teoria da Seleção Natural, no entanto, ele também elaborou
uma teoria para tentar explicar a herança de características. Que teoria é
essa? Quais suas falhas ao considerar os
conhecimentos de Mendel?
Mecanismos de Variabilidade Genética
Desenhem um homem e uma mulher com as características
descritas abaixo:
Homem - nariz arredondado, com covinha no queixo, sem sardas, cabelo convergindo na
testa, olhos castanhos, cabelos escuros e lisos.
Mulher - nariz afilado, com covinha no queixo,com sardas, o cabelo não converge na testa,
olhos azuis, cabelos ruivos e cacheados.
Suponha que o casal tenha se relacionado e gerado
filhos(as). Considerando as características destes pais, responda:
a) Como poderá(ão) ser o(a)s filho(a)s deste casal? Descreva
ou desenhe algumas possibilidades.
b) Como ocorre essa herança de características dos pais ou
ancestrais para os descendentes?
c) Você sabe quais são e como agem os mecanismos que fazem
com que as características se perpetuem e/ou se modifiquem ao longo das
gerações? Pesquisem a respeito e descrevam, utilizando ilustrações.
Reprodução Sexuada e Processo Meiótico
Consulte materiais didáticos com esquemas explicativos sobre
meiose e responda às questões a seguir:
1. Qual a relação entre reprodução sexuada e variabilidade
genética?
2. Descreva o processo de meiose e indique qual sua relação
com a transmissão e variabilidade das
características hereditárias.
3. Como seriam as células reprodutivas quanto ao seu
material genético? E as demais células do
corpo?
4. Por que uma pessoa não tem o dobro de características, já
que as herda do pai e da mãe?
ATIVIDADE INVESTIGATIVA
Consulte e descreva em seu caderno o significado de: gene;
genótipo; cromossomos e
fenótipo. Essas informações poderão constar no seu glossário
de genética.
Considerando as informações obtidas,resolva a questão proposta a seguir:
Situação problema: Suponham que duas irmãs com mesmo
genótipo estão vivendo em locais diferentes há dois anos. Uma delas mora numa região do litoral
brasileiro e a outra vive em Londres, na Inglaterra. Nas fotos, percebe-se que uma está com a pele bronzeada, morena,
e a outra permanece bem branca, como quando nasceram. Expliquem essa diferença considerando os
conceitos de gene, genótipo e fenótipo.
Indique também, considerando onde vive a irmã morena, se há
um limite para o escurecimento de sua pele.
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