sábado, 5 de setembro de 2020

 3º C1- 3º Bimestre  - Aula 4

Raios e para-raios

Em dias de tempestade, o atrito entre o vento e as nuvens, e entre as próprias nuvens, faz com que elas fiquem eletrizadas (por atrito). Uma vez eletrizadas, as nuvens induzem carga contrária na superfície da Terra. Essas cargas vão se acumulando até que ocorra uma descarga de elétrons entre as nuvens e o solo; esse fenômeno recebe o nome de raio. Veja na figura a seguir como os raios se formam.

Assista

Física – Volume 3

Eletrização: que raio é isso?

O vídeo discute o que é eletricidade e algumas aplicações simples. Inicia apresentando o modelo científico para a estrutura da matéria, que seria constituída por átomos, e os métodos de eletrização de objetos (atrito, contato e indução). Em seguida, discute algumas aplicações da eletricidade estática, como a produção de fotocópias e a pintura de automóveis. Finalmente, explica o que são os raios observados durante as tempestades e a importância dos para-raios.


Outras formas de eletrização

 

Além das formas tradicionais de eletrização, existem mais algumas que foram descobertas recentemente: é possível eletrizar materiais por aquecimento ou por pressão.

 

Eletrização por aquecimento

Certos materiais ficam polarizados ao serem aquecidos, produzindo uma corrente elétrica. Esse fenômeno é chamado de efeito piroelétrico, e é mais comum em cristais, como a turmalina. É muito utilizado na produção de detectores de incêndio.

 

Eletrização por pressão

Outros materiais polarizam-se ao serem comprimidos, tensionados ou impactados, de forma a produzir uma corrente elétrica. Esse fenômeno é chamado de efeito piezoelétrico. É também mais comum em cristais, como a calcita e o quartzo, e é muito utilizado na produção de telas sensíveis ao toque, como em aparelhos celulares e em caixas de autoatendimento para bancos, ou ainda em equipamentos mais simples, como acendedores de fogão.

 

Exercícios

 

1-     1- A superfície de uma esfera isolante é carregada com carga elétrica positiva, concentrada em um dos seus hemisférios. Uma esfera condutora descarregada é, então, aproximada da esfera isolante. Assinale, entre as alternativas abaixo, o esquema que melhor representa a distribuição final de cargas nas duas esferas.


2 - Durante as tempestades, normalmente ocorrem nuvens carregadas de eletricidade. Uma nuvem está eletrizada quando tem carga elétrica resultante, o que significa excesso ou falta de _______, em consequência de _______ entre camadas da atmosfera. O para-raios é um metal em forma de ponta, em contato com o solo, que _______ a descarga da nuvem para o ar e deste para o solo.

a) energia choque facilita

b) carga atrito dificulta

c) elétrons atração facilita

d) elétrons atrito facilita

e) prótons atrito dificulta

 

3 Retome o texto Raios e para-raios e a ação dos para-raios e reflita sobre os perigos de ficar de pé ou se esconder sob uma árvore numa tempestade com raios.

Será que, nessa situação, é melhor deitar no chão ou ficar em pé?


Nenhum comentário:

Postar um comentário