sábado, 5 de setembro de 2020

2 º C1 - 3º Bimestre - Aula 4

 2 º C1 - 3º Bimestre  - Aula 4

DIVISÃO CELULAR

Todas as reações químicas e mudanças que ocorrem em uma célula compõem seu metabolismo. Essas reações permitem que a célula obtenha energia, desempenhe suas funções, cresça e reestabeleça as partes que se desgastaram e, até, se divida.

Uma célula pode se dividir de duas formas: por meio da mitose, em que cada célula origina duas novas células idênticas à inicial, e pela meiose, em que ocorre a formação de células com a metade da quantidade de material genético (DNA) da célula inicial. A mitose está relacionada com a multiplicação das células do corpo que podem sofrer divisão celular; e a meiose, com a produção das células de reprodução, conhecidas como gametas (óvulos e espermatozoides, no caso da espécie humana e de outros animais).

 

O ciclo celular

Como um machucado cicatriza? Afinal, parece muito estranho que um tecido cortado se refaça. E, se é verdade que a pele se desgasta no dia a dia, por que nela não se abrem feridas?

Você já refletiu por que e como as crianças crescem? Será que isso acontece somente por haver a correta absorção dos nutrientes que existem nos alimentos ingeridos?

O ser humano se origina de uma única célula que se formou da união de um óvulo e um espermatozoide. Considerando que óvulos e espermatozoides também são células, qual é a diferença entre essas células e a célula formada?

 

Divisões celulares

Você um dia já foi uma única célula (célula-ovo ou zigoto). Essa célula, depois de incontáveis divisões celulares, formou um ser com trilhões (trilhões, isso mesmo!) de células que depois se transformaram e se especializaram, constituindo, por exemplo, a superfície do corpo, a parede interna da boca, a raiz dos cabelos. Nesse exato momento essas células ainda estão se dividindo.

No caso dos organismos multicelulares, como os seres humanos, por exemplo, é pela multiplicação de suas células que eles crescem, substituem células velhas e repõem células danificadas ou mortas. Para os organismos unicelulares, como as bactérias e os protozoários, a divisão celular é a forma de reprodução.

Existem células que não se dividem mais depois de determinada idade do organismo. É o caso das células musculares ligadas ao esqueleto e das células nervosas (neurônios) do sistema nervoso.

 

A interfase e a divisão celular

O ciclo celular corresponde ao período entre o final da divisão de uma célula e o início de uma nova divisão. Na maior parte do tempo, a célula está desempenhando suas funções vitais, em uma fase chamada de interfase. É nela que uma célula do pâncreas produz o suco pancreático. Essa fase prepara as condições da célula para iniciar uma divisão celular propriamente dita.

A interfase é o período do ciclo celular em que a célula aumenta seu volume, tamanho e número de organelas. Nela, a célula não só cumpre suas atividades vitais, como também reúne condições para poder se dividir e originar células-filhas. Essa fase da interfase é conhecida como G1, conforme o esquema da Atividade 1, abaixo.

A partir desse momento, inicia-se a fase conhecida como S, na qual ocorre a duplicação do material genético, que está organizado em cromossomos. Ao final da divisão celular, as duas células-filhas devem possuir a mesma quantidade de material genético da célula inicial.

 

Nessa fase, cada cromossomo se duplica. No caso do ser humano, há 46 cromossomos, portanto, depois da multiplicação, têm-se 46 cromossomos duplicados. Após essa preparação, a célula, com seu material genético duplicado, finaliza algumas atividades e prepara-se para a divisão celular (fase G2) e inicia a divisão propriamente dita, conhecida como mitose.

Você já deve ter ouvido falar em células-tronco. Essas células estão presentes em embriões e em alguns tecidos como ossos, músculos e sangue. Elas possuem a capacidade de se dividir e dar origem a outros tipos de células, ou seja, têm capacidade de se especializar. Por esse motivo, os cientistas têm cada vez mais investido em pesquisas sobre células-tronco, visando recuperar tecidos danificados por doenças ou traumas.

 


Atividade 1

Análise de um esquema de ciclo celular

O esquema a seguir representa o ciclo de vida e de divisão (mitose) de uma célula. Analise-o atentamente e faça o que se pede.

1 Mitose e ciclo celular são sinônimos? Por quê?

 

2 O que ocorre com uma célula ao final do ciclo celular, após a mitose?

 

3 A fase em que a célula passa mais tempo é a interfase. Quantas e quais são

suas fases?

Nenhum comentário:

Postar um comentário