3º C1 - 3º Bimestre - Aula 3
A evolução e a classificação biológica
moderna
O sistema de
classificação biológica passou por grandes transformações em consequência das
ideias evolucionistas, que têm como primeiros autores os biólogos britânicos
Alfred Russel Wallace (1823-1913) e Charles Darwin (1809-1882).
Darwin, em seu livro A
origem das espécies, publicado pela primeira vez em 1859, apresentou um modelo
científico por meio do qual é possível explicar como as inúmeras espécies de
seres vivos puderam surgir na Terra, a partir de um primeiro ser vivo que, hoje
se sabe, começou a se diversificar cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.
Com base na ideia de que
toda espécie de ser vivo tem origem em uma espécie anterior que se modificou,
os sistemas de classificação biológica passaram a considerar que indivíduos que
pertencem a um mesmo gênero devem ser parentes mais próximos do que aqueles que
pertencem a gêneros diferentes. Da mesma forma, se dois indivíduos pertencem a
uma mesma família, por exemplo, a dos felinos (família Felidae), eles devem ser
parentes mais próximos entre si do que em relação aos ursos, que pertencem à
família Ursidae.
Atualmente, os estudos
sobre os sistemas de classificação biológica levam em conta diversos critérios
comparativos para estabelecer o grau de parentesco entre as diferentes
espécies. Parte-se sempre da ideia de que, se duas espécies biológicas são
muito parecidas e pertencem a um mesmo gênero, então elas também podem ser
muito próximas evolutivamente, ou seja, devem ter surgido na mesma época.
Essa área de trabalho é
conhecida pelos cientistas como sistemática e inclui os estudos de Taxonomia,
de Paleontologia (estudo dos fósseis), de Genética, de Bioquímica e de todos os
dados que possam contribuir para confirmar as relações de parentesco entre as
espécies estudadas, a fim de fazer a melhor classificação biológica possível.
Sem dúvida, a
sistemática é uma área de estudos que confirma o fato de que a ciência está
sempre em transformação e de que o conhecimento científico avança com o surgimento
de novas descobertas, possibilitando que novas ideias substituam aquelas que se
mostraram pouco eficientes ou inadequadas para explicar os fenômenos.
Atividade
- Classificação
e parentesco evolutivo
O quadro a
seguir mostra o nome popular, o nome científico e a família de seis espécies de
plantas.
Obs.: O nome
científico da espécie é formado por gênero
e epiteto especifico. Ex.: Canis
familiares,nome científico do cachorro, onde Canis
é o gênero e familiares é o epiteto
especifico. Juntos, eles formam o nome da espécie.
Com base nas informações presentes no quadro, responda às questões utilizando o nome popular.
1 - Qual é a planta mais
parecida com o feijão-comum? Por quê?
2 - Qual é a planta mais
semelhante ao feijão-verde: o arroz ou o pau-brasil? Como você chegou a essa
conclusão?
3 - Por que é possível
afirmar que o arroz é mais semelhante em relação ao trigo do que ao
feijão-comum?
4 Por que se pode dizer que o feijão-comum é evolutivamente mais próximo do feijão-verde do que do feijão-de-corda?
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