sábado, 5 de setembro de 2020

3º C1 - 3º Bimestre - Aula 3

 3º C1 - 3º Bimestre  - Aula 3

 

A evolução e a classificação biológica moderna

O sistema de classificação biológica passou por grandes transformações em consequência das ideias evolucionistas, que têm como primeiros autores os biólogos britânicos Alfred Russel Wallace (1823-1913) e Charles Darwin (1809-1882).

Darwin, em seu livro A origem das espécies, publicado pela primeira vez em 1859, apresentou um modelo científico por meio do qual é possível explicar como as inúmeras espécies de seres vivos puderam surgir na Terra, a partir de um primeiro ser vivo que, hoje se sabe, começou a se diversificar cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.

Com base na ideia de que toda espécie de ser vivo tem origem em uma espécie anterior que se modificou, os sistemas de classificação biológica passaram a considerar que indivíduos que pertencem a um mesmo gênero devem ser parentes mais próximos do que aqueles que pertencem a gêneros diferentes. Da mesma forma, se dois indivíduos pertencem a uma mesma família, por exemplo, a dos felinos (família Felidae), eles devem ser parentes mais próximos entre si do que em relação aos ursos, que pertencem à família Ursidae.

Atualmente, os estudos sobre os sistemas de classificação biológica levam em conta diversos critérios comparativos para estabelecer o grau de parentesco entre as diferentes espécies. Parte-se sempre da ideia de que, se duas espécies biológicas são muito parecidas e pertencem a um mesmo gênero, então elas também podem ser muito próximas evolutivamente, ou seja, devem ter surgido na mesma época.

Essa área de trabalho é conhecida pelos cientistas como sistemática e inclui os estudos de Taxonomia, de Paleontologia (estudo dos fósseis), de Genética, de Bioquímica e de todos os dados que possam contribuir para confirmar as relações de parentesco entre as espécies estudadas, a fim de fazer a melhor classificação biológica possível.

Sem dúvida, a sistemática é uma área de estudos que confirma o fato de que a ciência está sempre em transformação e de que o conhecimento científico avança com o surgimento de novas descobertas, possibilitando que novas ideias substituam aquelas que se mostraram pouco eficientes ou inadequadas para explicar os fenômenos.

 

Atividade - Classificação e parentesco evolutivo

 

O quadro a seguir mostra o nome popular, o nome científico e a família de seis espécies de plantas.

 

Obs.: O nome científico da espécie é formado por gênero  e epiteto especifico. Ex.: Canis familiares,nome científico do cachorro,  onde Canis é o gênero e familiares é o epiteto especifico. Juntos, eles formam o nome da espécie.

 

Com base nas informações presentes no quadro, responda às questões utilizando o nome popular.

 

1 - Qual é a planta mais parecida com o feijão-comum? Por quê?

 

2 - Qual é a planta mais semelhante ao feijão-verde: o arroz ou o pau-brasil? Como você chegou a essa conclusão?

 

3 - Por que é possível afirmar que o arroz é mais semelhante em relação ao trigo do que ao feijão-comum?

 

4 Por que se pode dizer que o feijão-comum é evolutivamente mais próximo do feijão-verde do que do feijão-de-corda?

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