3C1 e 3C2
Biologia
Essa atividade deverá ser entregue até 05/06.
Veja o vídeo, leia o texto e responda as questões. Respostas no email: professora.abud@gmail.com
O que é Taxonomia?
A taxonomia é a área da Biologia que estuda a organização e a classificação dos seres vivos. Ela possui grande importância, pois a partir dela é possível estudar uma quantidade enorme de espécies, o que colabora para o desenvolvimento dos estudos sobre as diversas áreas do conhecimento do mundo natural.
O estudo da taxonomia permite o descobrimento da cura de novas doenças e entender o comportamento dos seres. Facilitando, assim, as pesquisas e os estudos científicos e biológicos.
Na Grécia Antiga, Aristóteles fez uma divisão simples dos seres vivos (exceto as plantas):
- Os que tinham sangue vermelho.
- Os que tinham sangue diferente de vermelho.
Após outros estudos mais aprofundados, o biólogo Linné deu vida ao seu Systema Naturae, que está em vigor até os dias atuais. A classificação desenvolvida divide os seres em sete categorias taxonômicas, o que resulta em conhecimentos mais ricos para o desenvolvimento de novas espécies.
Já no século XX, o pesquisador Robert Whittaker, acrescentou mais informações ao modelo de Linné e, em seguida, Carl Woese acrescentou os seres microscópicos.
Quais são as categorias taxonômicas?
O Systema Naturae, desenvolvida por Linné, possui sete categorias taxonômicas ou também chamadas de táxon:
- Filo;
- Classe;
- Ordem;
- Família;
- Gênero;
- Espécie.
Com os estudos de Wittaker, além das sete categorias, temos também os cinco Reinos, que são:
- Protoctista;
- Fungi;
- Animalia;
- Plantae;
- Monera, que depois se divide em Archaeae e o Eubacteria.
Com os acréscimos de Carl Woese, o Domínio foi acrescentado, que fica acima dos Reinos. O Domínio é dividido em três:
- Archaeae;
- Bactéria;
- Eukarya.
Exercícios sobre Taxonomia
a) filo, classe, ordem, família, gênero;
b) gênero, família, ordem, filo, classe;
c) filo, classe, família, ordem, gênero;
d) classe, filo, gênero, família, ordem;
e) ordem, classe, filo, gênero, família.
2 – (PUC-RJ) – Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar:
a) uma nova família com um novo gênero.
b) somente uma nova espécie.
c) um novo gênero com uma nova espécie.
d) uma subespécie.
e) uma nova ordem com uma nova família.
3 – (Unitins/2014) – O sistema binomial de nomenclatura biológica, publicado por Lineu em 1735, é utilizado até hoje para a designação científica de qualquer espécie de ser vivo. Das alternativas a seguir, qual contém as espécies grafadas de acordo com as regras do sistema binomial?
a) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus, Lumbricus terrestris.
b) Turdus rufiventris, Zea mays, Canis familiaris, Mus musculus,Lumbricus terrestris.
c) Turdus Rufiventris, Zea Mays, Canis Familiaris, Mus Musculus,Lumbricus Terrestris.
d) turdus rufiventris, zea mays, canis familiaris, mus musculus, lumbricus terrestris.
e) turdus Rufiventris, zea Mays, canis Familiaris, mus Musculus,lumbricus Terrestris.
4 – (Unifesp) – “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também frequente naquela região”.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
a) 3 gêneros e 3 espécies.
b) 3 gêneros e 4 espécies.
c) 3 gêneros e 6 espécies.
d) 4 gêneros e 4 espécies.
e) 4 gêneros e 6 espécies.
5 – (UFPB) – Considerando-se as características gerais dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista, é correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):
a) monera, existem organismos eucariontes.
b) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
c) protista, não existem organismos eucariontes.
d) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
e) monera, existem organismos fotossintetizantes.
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