3º ano C1, C2- Biologia - semana de 11 à 1505
Ver o vídeo, ler o texto e pesquisar sobre o corona vírus: formas de transmissão, como ele se reproduz etc. - mandar no email: prefessora.abud@gmail.com
O processo de reprodução de um vírus é dividido em dois ciclos, lítico e lisogênico. No ciclo lítico, um vírus entra no organismo e se fixa a uma célula. A partir da membrana desta, ele insere seu material genético no citoplasma e, utilizando as organelas da célula infectada, esse material é replicado e novos capsídeos são fabricados. Quando estão formados, os novos vírus causam a quebra (lise) da célula e vão infectar outras células.
Já no lisogênico, após a inserção do seu material genético, este se integra ao DNA da célula hospedeira, a qual continua executando suas funções. Quando ela se multiplica por meio da meiose, o material genético viral também se multiplica, de forma a se espalhar pelo organismo. O ciclo lisogênico pode acarretar no lítico e quando isso ocorre, a doença se manifesta.
Classificação dos Vírus
Os vírus são classificados por fatores como estrutura do capsídeo, presença de envelope externo e como o mRNA é produzido.
Pontos chaves para entender a classificação dos vírus
O tipo de material genético, DNA ou RNA, e se sua estrutura é de fita simples ou dupla, linear ou circular e segmentada ou não segmentada são fatores para classificação.
Os capsídeos do vírus podem ser classificados como icosaédrico nu, icosaédrico envelopado, helicoidal envelopado, helicoidal nu e complexo.
O vírus pode ter um envelope ou não.
Um sistema mais recente, o esquema de classificação de Baltimore, agrupa vírus em sete classes, de acordo com a maneira como o mRNA é produzido durante o ciclo replicativo do vírus.
Como é feita a classificação
Para entender os recursos compartilhados entre os diferentes grupos de vírus, é necessário um esquema de classificação.
No entanto, acredita-se que a maioria dos vírus não evoluiu de um ancestral comum. Portanto, os métodos que os cientistas usam para classificar os seres vivos não são muito úteis.
Os biólogos usaram vários sistemas de classificação no passado, com base na morfologia e genética dos diferentes vírus.
No entanto, esses métodos de classificação anteriores os agrupavam com base em quais recursos estavam sendo usados para classificá-los.
O método de classificação mais usado atualmente é chamado de esquema de classificação de Baltimore, baseado em como o RNA mensageiro (mRNA) é gerado em cada tipo específico de vírus.
RNA+ - produz proteína (já é um RNAmensageiro)
RNA- - produz um RNAmensageiro que irá produzir a proteína
Nenhum comentário:
Postar um comentário