Bem fácil essa aula, gostei. Vejam o vídeo, respondam as questões e mandem no email professora.abud@gmail.com
1- (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Aquecer uma panela de alumínio
2. Acender um fósforo
3. Ferver água
4. Queimar açúcar para fazer caramelo
5. Fazer gelo
2. Acender um fósforo
3. Ferver água
4. Queimar açúcar para fazer caramelo
5. Fazer gelo
a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3
2-
(UFPE)
Veja os esquemas a seguir:
Corrente elétrica
I. Água → gás hidrogênio, gás oxigênio
I. Água → gás hidrogênio, gás oxigênio
calor
II. Gelo → água
II. Gelo → água
luz
III. Água oxigenada → água e gás oxigênio
III. Água oxigenada → água e gás oxigênio
Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.
3- . Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:
a) Produção de plásticos a partir do petróleo.
b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
c) Fabricação da coalhada a partir do leite.
d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
e) Produção da gasolina a partir do petróleo.
f) Prego enferrujado.
g) Queima da gasolina.
h) Fotossíntese realizada pelas plantas.
i) Decomposição da luz solar por um prisma
4-
(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário