quarta-feira, 29 de abril de 2020

1º B e C - aula de química 29/04


https://youtu.be/Aa_iIwk4T7w

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TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS


 Alterações nas propriedades das substâncias 





As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.

Essas reações ocorrem por meio de diversos fatores: ação do calor, denominadas de termólises, por influência da luz, ou também chamadas de fotólises, por ações da mecânica, corrente elétrica (eletrólise) ou até pela junção de substâncias.

Boa parte dessas transformações químicas podem facilmente ser percebidas através dos aspectos físicos e estruturais que as substâncias demonstram. Após sofrer as reações, elas mudam a coloração, podem ocorrer variações de temperatura, liberação de gás, formação de um elemento sólido ou surgimento de chamas, até a carbonização de uma substância específica. 







As transformações químicas ocorrem quando substâncias reagem formando novos produtos. (Foto: Pexels)

Não apenas dentro de laboratórios científicos, mas também nas residências podem ocorrer simples reações com elementos químicos, a exemplo da  respiração, a produção de alimentos, o processo de putrefação do leite (leite azedo), prego de ferro enferrujado,  fotossíntese e a combustão de uma substância.

Tipos de transformações químicas


As transformações podem ocorrer por meio de fatores distintos, que interferem nas propriedades dos reagentes, transformando-os em produtos. Essas reações podem acontecer das seguintes formas:

Ação do calor

Algumas substâncias, quando submetidas a uma ação de calor extremo, são transformadas em outros elementos. O cozimento de alimentos é um dos exemplos nesse caso. Quando um material é decomposto por causa do calor a ação é denominada termólise.

Exemplo: Termólise do Magnésio (Mg) = Magnésio + oxigênio = óxido de magnésio


Ação da corrente elétrica 

Ao processo de reação de elementos em virtude da influência da corrente elétrica dá-se o nome de eletrólise. Para que ocorra a decomposição da água em hidrogênio e oxigênio é necessária a interferência da corrente elétrica.


Transformações químicas por ação da luz

Um dos mais conhecidos exemplos de modificação de elementos por meio da luz é através da fotossíntese. Nesse processo, a água e o dióxido de carbono do ar, através da luz, são transformados em oxigênio e glicose.

dióxido de carbono + água = oxigênio + matéria orgânica 


Por meio da luz ultravioleta o oxigênio é transformado em ozônio, um outro tipo de elemento químico. Esse processo é de extrema importância para o meio ambiente porque é através dele que acontece a formação da camada de ozônio, protegendo a terra dos agressivos raios ultravioletas.

Ação mecânica 


A ação mecânica, quando ocorre atrito ou choque, pode desencadear uma série de reações. Um exemplo simples e presente na rotina de qualquer pessoa é o ato de acender um palito de fósforo. Ao realizar o atrito do palito com a caixinha ocorre as faíscas, fazendo com que as substâncias inflamáveis do palito entrem em combustão, produzindo o fogo. Outras modalidades são as explosões de dinamite ou acender um isqueiro.

Transformações químicas por junção de substâncias

A mistura ou junção de duas ou mais substâncias diferentes também podem ocasionar em reações químicas. Esse processo ocorre com frequência em laboratórios de química. 

A reação a seguir exemplifica o resultado da adição de dois compostos:

Adição do sódio metálico em água: sódio + água = hidróxido de sódio + hidrogênio 




Transformações químicas: reagentes e produtos

Em determinadas situações não é possível identificar se houve uma reação química apenas diante de observações dos aspectos físicos dos elementos. Um exemplo deste caso é a mistura de soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, ambas as substâncias são incolores. Após a mistura, o produto continua sem apresentar coloração e não tem aspectos de um novo material formado. 

Entretanto, a reação ocorre quando existe a mistura dos elementos, sendo importante identificar quais compostos participam do processo. As substâncias iniciais integrantes do processo recebem o nome de reagentes. Já os compostos que se formaram após a mistura, os novos elementos, eles são chamados de produtos.

Exemplo: HCl + NaOH --> NaCl + H2O

Sendo o HCl, ácido clorídrico, e NaOH, o hidróxido de sódio as substâncias que reagem, ou seja os reagentes e o NaCl (cloreto de sódio) e H2O , a água, são as substâncias que se formaram após o processo reativo, ou seja, os produtos.




·         Responda as questões e envie pelo email: professora.abud@gmail.com



1- (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1. Aquecer uma panela de alumínio
2. Acender um fósforo
3. Ferver água
4. Queimar açúcar para fazer caramelo
5. Fazer gelo

a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3

2-Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:                             
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  

Coluna B:

A.    Amassar um papel;                              (     )

B.     Fotossíntese realizada pelas plantas;    (     )

C.     Quebrar um copo de vidro;                 (     )

D.    Ferver a água;                                      (     )

E.     Dissolução do açúcar em água;           (     )

F.      Alimento decompondo-se no lixo;      (     )

G.    Congelamento da água;           (     )

H.    Queima do carvão;                   (     )

I.       Produção de queijo a partir do leite;   (     )

J.       Transformação de tecido em roupas;   (     )

K.    Triturar o carvão para obter o carvão ativo;    (     )

L.     Aquecer uma panela de alumínio;                   (     )

M.   Queima de papel;                                 (     )

N.    Queima de combustíveis no motor dos automóveis;  (     )

O.    Azedamento do leite;                                      (     )

P.      Corte de um bolo;                                (     )

Q.    Digestão de alimentos;                        (     )

R.     Enferrujamento de uma palha de aço; (     )

S.      Amassar uma latinha de alumínio.       (     )

3-  Considere os fenômenos abaixo:

1.      Dissolução do sal de frutas;

2.      Produção de caramelo a partir do açúcar;

3.      Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;

4.      Cândida em tecido colorido;

5.      Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;

6.      Queima de um pedaço de madeira.

Quais deles são fenômenos químicos?

a.       1, 2, 3, 5.

b.      1, 2, 4, 6.

c.       Apenas 6.

d.      Todos são fenômenos químicos.

e.       Nenhuma das opções.

4- É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:

a.       Físico, químico, físico.

b.      Físico, químico, químico.

c.       Físico, físico, químico.

d.      Químico, químico, físico.

e.       Químico, físico, físico.

5- (UFPI) Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:

I- dissolução do açúcar na água;

II- envelhecimento de vinhos;

III- preparação de cal a partir do calcário.



a.       Físico, físico e químico, respectivamente;

b.      Físico, químico e físico, respectivamente;

c.       Físico, químico e químico, respectivamente;

d.      Químico, físico e físico, respectivamente;

e.       Químico, químico e físico.








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